Resenha: A lista, de Cecelia Ahern

Oi pessoal,

A resenha de hoje é do romance A lista, da escritora Cecelia Ahern.

  • Autora: Cecelia Ahern
  • Obra: A lista
  • Personagem: Kitty Logan, Constance
  • Gênero: Ficção, Romance
  • Páginas: 384
IMG-0156

A lista, Cecelia Ahern

A autora

Cecelia Ahern nasceu em Dublin, na Irlanda, em 30 de setembro de 1981. A mesma autora de P.S Eu te Amo e Simplesmente Acontece, teve seu primeiro livro publicado em 2004, P.S Eu te Amo virou best seller, sendo adaptado também para o cinema. A lista, publicado em 2012 compõe o rol de suas obras 16 romances publicados e diversos traduzidos para várias línguas.

Descrição da História

Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Constance, a mulher que ensinou a Kitty tudo o que sabia, está morrendo, mas não antes que Kitty possa perguntar a ela: “Qual é a matéria que você sempre quis escrever?”. A resposta está em uma simples folha de papel guardada no escritório de Constance: uma lista com cem nomes – nada mais, nenhum tipo de explicação. Infelizmente antes que Kitty consiga a explicação da amiga sobre a lista, ela morre.

Decidida a solucionar o mistério e a reconstruir sua autoconfiança, Kitty começa sua investigação, seguindo o rastro de cada um dos nomes da lista e descobrindo as ligações entre eles. À medida que conhece aquelas pessoas comuns e suas histórias, Kitty começa a traçar um inesperado retrato da vida de Constance

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida, e começa também a compreender melhor a história da sua própria vida, compreendendo assim, por que foi escolhida para dar voz a elas

IMG-0153

Análise Crítica

Quando comecei a ler o livro achei que seria mais uma daquelas histórias arrebatadoras e envolventes, porém me enganei. O livro é lento e demora um pouco para você se envolver com a história. Tive uma grande decepção quando percebi que a lista é de 100 nomes (One Hundred Names, o nome do livro em inglês), porém Kitty só consegue contato com seis pessoas.

Mas, como nós somos guerreiros e não desistimos nunca, segui a leitura e por mais que o livro não seja dos mais sedutores, descobri que ele traz uma história que nos encanta, pois cada uma dessas seis pessoas possui uma história mais bonita que a outra.

Dentre os entrevistados por Kitty, podemos conhecer o mundo de pessoas extremamente simples e ao mesmo tempo peculiares.

1- A moça que já recebeu pelo menos um pedido de casamento por mês; 

2- O homem que escuta as preces dos outros; 

3- Os amigos que acreditavam no sonho de ganhar o Guiness no pedalinho;

4- A cabeleireira que trazia vida para as pessoas em fase terminal; 

5- A senhora que sobreviveu, quando todos acreditavam no contrário; 

6- A excêntrica mulher borboleta. 

Ao longo da narrativa nós podemos perceber que a autora tenta nos dar alguns ensinamentos que, podem nos ajudar a viver melhor e com mais tranquilidade pois, indiretamente, ela nos aconselha a plantar a semente da nossa própria história  plantar nossas ideias e deixar que elas amadureçam. Cecelia diz ainda que o importante não é dar o que a pessoa gostaria de receber, mas sim aquilo que ela precisa receber.

Por fim, acredito que Cecelia passa aos seus leitores aquilo que ela gostaria de passar, pois ela mostra sutilmente que cada um é interessante ao seu modo.

A Lista é uma história sobre as chances de felicidade que desprezamos todos os dias e tenta nos convencer de que todos possuem uma mensagem preciosa e extraordinário para compartilhar.

E…se eu tivesse criado a lista, eu acrescentaria mais um nome:

101- A jornalista que aprendeu com seus erros e mudou a direção de sua história. 

Frases preferidas

“Todos nós cometemos erros, alguns mais, outros menos, mas ninguém é perfeito. É nessas ocasiões que nos transformamos em repórteres melhores e, o mais importante, em pessoas melhores.” Pg. 13.

“E você gostaria de entender qual era a sensação de ter sido despojada de alto tão lindo. Que gostaria de saber qual era a sensação da lagarta ao ver as outras lagartas se transformando, sabendo o tempo todo que jamais teria aquela oportunidade.” Pg. 14

“As pessoas raramente sabem o que querem; só ficam sabendo depois do fato.” Pg. 15

“Semeie a sua própria sorte.” pg 365

“Cada um de nós tem uma história para contar. É isso que nos une, é esse vínculo que temos em comum, e é esse vínculo que existe entre todas as pessoas daquela lista” Pg. 373

“Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar.” pg. 373

Onde adquirir o livro: Esse eu ganhei, mas você encontra ele na Amazon por R$24,00.

Caso seja mais um viciado nos romances da Jojo Moyes, clique aqui e veja a resenha de “Como eu era antes de você”.

“Você já chegou até aqui, não vai sair sem dar um oi, né? Comentários são mais que bem vindos e nos deixam muito felizes! Gostou? Então se inscreva no nosso blog e não deixe de receber todas as novidades. Muito obrigada!!”

Até a próxima!!

Bjus!!

Fonte: Wikipédia, A lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s