Da série “maquiagem maravilhosa”: 3º Passo – Base

Olá meninas,

Hoje vamos para nosso terceiro passo da maquiagem maravilhosa e esse passo, que é de extrema importância, pois é o produto que dá todo o efeito da maquiagem.

A base facial é um dos itens mais importantes da maquiagem, se não o mais importante.

Por que? Bom, é a base que vai cobrir todas as imperfeições no seu rosto, manchas, sardas, espinhas, disfarçar os poros abertos e dar uniformidade para sua pele, por isso, é muito importante cada detalhe, desde a escolha do tom, do tipo de base e até a consistência.

Tipos de pele

  • Oleosa: Use base em pó, cremosa ou líquida com efeito matte.
  • Seca: Dê preferência para bases líquida mais hidratantes ou em bastão.
  • Mista: Pode usar base líquida ou cremosa, desde que se adaptem a qualquer tipo de pele.

Tipo de base e pele 

 

Screenshot_7

1-Creme
Geralmente oferece uma alta cobertura e deixam a pele com um aspecto mais pesado. Tende a marcar rugas e linhas de expressão, além de não ser muito indicado para quem tem pele seca.

2-Bastão
Também oferecem alta cobertura e possui efeito pesado, ideal para uso a noite. Tendem a ser mais oleosas e por isso é mais indicado para peles secas. Não existem muitas opções, mais ainda são fabricadas.

3-Mousse
É mais conhecida como 2 em 1. Muito parecida com a base em creme, mas é preciso saber aplicá-lo. O ideal é usar um pincel com cerdas sintéticas. Pode ser usada tanto para peles secas quanto para as oleosas, pois a maioria é oil free.

4-Líquida
Existem dois tipos, a ultrafluida, que é ideal para a pessoa que não possui imperfeições na pele. Não tem olheiras, espinhas ou manchas, pois é uma base bem leve e de pouca cobertura. O outro tipo é a base líquida mais encorpada, mais espessa, mais cremosa, que oferece melhor cobertura e fixação, deixando o resultado natural.

5-Pó
A base em pó solto ou compacta é ideal para as peles oleosas, já que ajuda a absorver a oleosidade. Possuem uma cobertura leve, podendo ser aumentada conforme a quantidade depositada na pele. Deve ser aplicada com um pincel fofo e redondo, seco ou molhado, no caso de querer uma maior cobertura.

Efeitos final da base

Efeito matte

É muito importante verificar se a base é oil-free, pois quem tem pele oleosa precisa de uma base que controle e absorva essa oleosidade, para evitar o excesso de brilho e manter a maquiagem no lugar. Nesse caso, as bases líquidas de acabamento matte para peles mistas e oleosas é a ideal, pois  deixa a pele uniforme, matificada ou opaca natural, além de cobrir as imperfeições.

Para esse tipo de pele, este é o produto ideal, mas tem que ser cautelosa ao usar no inverno, se sua pele estiver ressecada, as linhas de expressão ficarão mais evidentes. Nesse caso, o ideal é fazer uma misturinha com hidratante facial ou uma base hidratante.

Sugestões e preços –  Lancôme: 278,90                                Vult: 35,90

Efeito iluminado

Ideal para pele seca, as bases com efeito iluminado melhoram a textura, sem mascarar a aparência natural da pele e dando um acabamento radiante. Além de tudo, deixa a pele com uma aparência saudável, viçosa e com brilho natural. Para quem tem a pele mista a oleosa, pode misturar com a sua base convencional, dessa forma você terá o efeito glow na pele. Para quem quer investir em uma make iluminada, ela é o complemento que faltava em sua nécessaire.

                      Benefit: 198,00                                               Bitarra: 33,90

Efeito HD

Esse tipo de base foi feita especificamente para a indústria de filmes e TV com tecnologia mais avançada, que cria uma pele natural e perfeita em frente às câmeras e a olho nu. Geralmente possuem, alta cobertura, com efeito HD que proporciona disfarce óptico, disfarça linhas de expressão, com acabamento matte e toque aveludado.

                              Make up for ever: 210,00                              Vult: 29,90

Como definir o tom ideal da base?

Bom, a pele possui tem três tons básicos: quentefrio ou neutro. O tom frio é caracterizado por peles com fundo amarelado e dourado, já os tons quentes são compostos por peles rosadas e avermelhadas. Ah, e também existem os tons neutros, que são uma mistura de quente e frio.

Subtons

pele-clarapele-mediapele-morena-negraUma dica importante é: NUNCA compre uma base que você testou apenas no pulso ou no dorso da mão, é super importante testá-la no rosto, pois nem sempre a cor da nossa mão é a mesma do rosto.

O ideal é testar no rosto, aplicando da bochecha até o início do pescoço. Espalhe bem e veja se há diferença de tom entre a parte que você aplicou e o local onde está com pele limpa. É importante ainda, comparar se a cor está de acordo com o seu tom de pescoço e ombros. Se não houver diferença, este é o seu tom ideal.

L3pXad8

Outra coisa: Cuidado com a iluminação do local, pois pode influenciar no tom que você está vendo e ao mudar de luz pode dar diferença. O ideal e passar e olhar na luz natural. Além disso, é importante deixar a base agir por um tempo na hora de testar porque pode ser que oxide na pele, provocando uma diferença.

Mas e se mesmo assim eu comprar a cor errada? Isso já aconteceu comigo e pode ter certeza que qualquer um corre grande risco disso. Então aqui vai uma diquinha de como não desperdiçar o seu dinheirinho:

Se ficou muito escura: misture com algum hidrante ou protetor solar que seja branquinho, isso vai dar uma suavizada na cor da base e deixar ela mais leve para o seu rosto. Ou misture com uma base ou BB cream mais claro.

Se ficou muito clara: aplique a base no rosto e depois passe um pó bronzeador nos pontos certos do rosto. Ou misture com uma base ou BB cream mais escuro.

Aproveitando clara e escura:  Use a mais clara para iluminar abaixo dos olhos e o nariz, e a escura para contornar o rosto.

Como aplicar:

Antes de usar a base, você já deve estar com o rosto limpo, tonificado hidratado e com o primer facial. Após todos esses passos você já pode aplicar a sua base.

Para um bom acabamento e efeito mais natural possível, indico usar as esponjas de latex, que ficaram mais conhecidas pela marca Beautyblender.Screenshot_2

 

Para aplicação de bases liquidas ou cremosas, molhe a esponja e aperte-a para retirar o excesso de água. Utilize o lado de baixo (maior) da esponja para as áreas maiores do rosto (testa, bochecha) e a área pontiaguda (superior) para fazer áreas menores e com curvas (canto dos olhos, nariz). Na aplicação em vez de “arrastar” a esponja sobre a superfície da pele, simplesmente faça o movimento de “carimbar”, assim você consegue fazer uma maquiagem uniforme, sem manchas e com efeito mais natural. 

Os pincéis também têm o poder de distribuir bem o produto na pele, porém são mais indicados para bases fluidas ou em pó. O ideal é ir colocando a base aos poucos, espalhando pelo rosto e ir repetindo o processo para não acumular em certas regiões.

No final da aplicação use um pó para selar a base, pois ele vai ajudar ainda mais a conter a oleosidade, garantindo que a base não saia facilmente e deixando um aspecto mais opaco na make.

Dicas importantes:

  • Não exagere na base, pois o objetivo é parecer o mais natural possível.
  • Caso tenha uma pele mais problemática e precise de uma cobertura maior, use uma base líquida seguida de uma camada de base em pó e, por último, um pó translúcido ou invista numa base HD. Usar diferentes tipos de bases juntas lhe dará máxima proteção e cobertura, tornando o resultado mais natural que apenas passar muita quantidade de uma base só.
  • Evite tocar em seu rosto durante o dia. Você pode acabar removendo a sua base e estará colocando óleo desnecessário em seu rosto, o que pode causar manchas.
  • Se você usar pincéis de maquiagem para aplicar a base, certifique-se de mudá-los duas vezes por ano, porque o óleo e a sujeira se acumulam neles. Quase todos os pincéis podem ser lavados com um sabão líquido suave. Lave-os pelo menos uma vez por semana e, diariamente, lave as esponjas para aplicação de base.
  • Se não quer gastar com produtos próprios para limpeza de pincéis e esponjas, você pode substituí-los por shampoo de cabelo. Funciona e deixa limpinho.

Por fim, gostaria de dizer que os produtos que coloquei são apenas algumas sugestões, mas que não necessariamente vão se aplicar para o seu tipo de pele, por isso tive o trabalho de fazer toda essa explicação detalhada para vocês. Além disso, eu acredito que o importante é você saber usar, porque não adianta você comprar uma base super cara mas não saber aplicar, pois vai acabar achando que o produto não presta, quando muitas vezes é a forma de usar. Para a maquiagem ficar maravilhosa é uma questão de aprimorar a técnica!

Fica a dica!!

Espero que tenham gostado das dicas e se ainda não viram os outros passos da Série Maquiagem maravilhosa, clique e leia na integra. 1º passo: Água termal , 2º passo: Primer.

Na semana que vem falaremos sobre o 4º passo da nossa make!! Até lá!!

“Você já chegou até aqui, não vai sair sem dar um oi, né? Comentários são mais que bem vindos e nos deixam muito felizes! Gostou? Então se inscreva no nosso blog e não deixe de receber todas as novidades. Muito obrigada!!”

2 comentários sobre “Da série “maquiagem maravilhosa”: 3º Passo – Base

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s