Resenha: Livro “Uma curva na estrada” Nicholas Sparks

Olá pessoal,
A resenha de hoje é sobre último romance que li dos inúmeros livros de Nicholas Sparks. Gostei muito e espero conseguir transmitir pra vocês, o que senti com o livro.
Autor: Nicholas Sparks
Obra: Uma curva na estrada
Personagens: Miles Ryan, Sarah Andrews, Miss Harkins, Jonah Ryan
Gêneros: Ficcão, Romance
Páginas: 304
B5D411EC-88EF-4712-ACD6-DF63926C0DF1

Minha coleção pessoal

Descrição do romance

A vida do subxerife Miles Ryan parecia ter chegado ao fim no dia em que sua esposa morreu. Missy tinha sido seu primeiro amor, a namorada de escola que se tornara a companheira de todos os momentos, a mulher sensual que se mostrara uma mãe carinhosa. Uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Tinha sido atropelada numa rua perto de casa. As investigações da polícia nada revelaram. Para Miles, esse fato é duplamente doloroso: além de enfrentar o sofrimento de perder a esposa, ele se culpa por não ter descoberto o motorista que a atropelou e fugiu sem prestar socorro. Dois anos depois, ele ainda anseia levar o criminoso à justiça. É quando conhece Sarah Andrews. Professora de seu filho, Jonah, ela se mudou de Baltimore para New Bern na expectativa de refazer sua vida após o divórcio. Sarah logo percebe a tristeza nos olhos do aluno e, em seguida, nos do pai dele. Sarah e Miles começam a se aproximar e, em pouco tempo, estão rindo juntos e apaixonados. Mas nenhum dos dois tem ideia de que um segredo os une e os obrigará a tomar uma decisão difícil, que pode mudar suas vidas para sempre.

E4EEA388-2FC9-4ED1-A342-BCF27FC8D9E0

Capa

Histórico

Nicholas Sparks, Omaha, 31 de dezembro de 1965, é escritor, roteirista e produtor estadunidense.

Nicholas Sparks conheceu  Cathy Cote em 1988 e pelo fato de ela ser de New Hampshire e eles terem se conhecido nas férias de primavera, resolveram se casar após 108 cartas trocadas e um ano que se conheciam, se mudando para Sacramento, na Califórnia. Talvez seja essa a inspiração de seu livro, “Querido John”.

Além disso, alguns dos nomes dos protagonistas de seus romances são uma homenagem a seus filhos, como Landon em “Um Amor Para Recordar“, Savannah em “Querido John“, Lexie em “A primeira vista” e Miles e Ryan  em “Uma Curva na Estrada”.

Sparks publicou seu último livro, “Dois a Dois” em 2016, aos 51 anos.

Escritor contemporâneo, aborda em seus romances diversos conflitos humanos, que sempre envolvem uma grande e arrebatadora paixão.

Análise Crítica

Como muitos conhecem Nicholas Sparks pela fama de romancista que obteve através do livro Diário de uma paixão, já podem imaginar que em Uma curva na estrada, também se trata de um belo romance.

Porém, é interessante como esse livro pode ser caracterizado, pois na minha opinião ele é ao mesmo tempo um romance, um suspense, um drama e um livro de auto-ajuda. Isso mesmo!! Porque se você ler sem pensar que é apenas um romance, você vai conseguir extrair tanta coisa, que nem imaginava, pois ele aborda muitos sentimentos, como o amor, o sofrimento, a angústia, o arrependimento, a dor, a tristeza, a alegria, o medo e a gratidão.

“ Esta é, acima de tudo, uma história de amor. E como muitas histórias de amor, a de Miles Ryan e Sarah Andrews tem origem na tragédia. Ao mesmo tempo, também é uma narrativa de perdão. Quando você terminar, espero que entenda os desafios enfrentados por Miles e Sarah. Espero que compreenda as decisões que os dois tomaram, assim como espero que acabe entendendo as minhas.”

As obras Nicholas Sparks sempre possuem um final triste e melancólico, porém neste livro pude perceber que o escritor diferencia o seu padrão de escrita, pois ele inverteu a ordem da história.

Sparks inicia sua obra com a parte triste e vai construindo o romance ao longo do história, mesclando o sentimento de dor e amor ao mesmo tempo. Dessa forma, ele se aproxima mais de nós, construindo com calma uma nova história para seus personagens, despertando ainda uma curiosidade no leitor, pois quando você começa o livro você pensa, “Uai, mas já aconteceu tudo, e ai? O que vem agora?”. E o final? Feliz ou triste? Então, não vou dar esse spoiler e vocês vão ter que ler para saber. Além disso, por mais que tenha 304 páginas, a leitura é muito fácil e rápida, como todos os seus livros.

Um ponto muito interessante sobre a obra é que Nicholas Sparks criou dois narradores para contar sua história. Assim, ambos contam o seu envolvimento na tragédia que acontece com Missy e expressam seus sentimentos no desenrolar dos fatos à sua forma, com detalhes que não seria possível ser contado e sentido se fosse escrito em terceira pessoa.

A partir disso, o escritor consegue fazer com que você vivencie, conheça e sinta o que ambos estão passando e sentindo através da sua participação na tragédia e das consequências que ela trouxe.

Uma curva na estrada, traz para o leitor a experiência das reviravoltas que a vida pode dar e a certeza de que nada nem ninguém está salvo de qualquer tragédia. Seja ela física, emocional, financeira.

“Às vezes quando se busca um amor, primeiro é preciso encontrar o perdão.

Assim são as coisas da vida e não podemos nos apegar aos erros e aos defeitos dos outros, mas sim elevar o que cada um tem de bom e mostrar para essa pessoa que ela pode melhorar e evoluir.

Se você possui um problema físico, saiba que existe alguém em algum lugar que pode te ajudar. Não fique aí parado!! Corra atrás do que você quer!!
Se seu problema é financeiro, pare, pense, respire e coloque um planejamento na sua vida. Planeje desde os seus grandes gastos, aos gastos mais banais, pois as vezes você pensa que comprar um sorvete de 1,00 real por dia não é nada, mas quanto daria isso ao ano? Já parou para pensar no dinheiro que gasta com chocolate, balinha, etc ?
E como vai o seu relacionamento em casa, com o marido ou o namorado? Você já pediu desculpas para sua esposa hoje, por não ter acordado com um sorriso no rosto? Sim, só por isso, porque ela não sabe que você teve um pesadelo, ou que tem muita coisa no trabalho e já acordou estressado pensando nisso. Não deixe aquilo de bom escapar de você!!

Este é um livro sobre as imperfeições do ser humano, sobre os nossos erros e defeitos, mas nos mostra que mesmo assim, quando encontramos o amor, nos permitimos viver e amar.

 Frases preferidas

“Onde de fato começa uma história? Na vida, são raros os inícios bem marcados, aqueles instantes dos quais um dia podemos dizer: “ Foi ali que tudo começou.” Mas às vezes o destino cruza nosso caminho e inicia uma sequência de acontecimentos que levam a um desfecho imprevisível.”

“Miles limpou a garganta antes de falar: – Bom, as coisas estão meio complicadas agora. Você vai entender quando for adulto. – Ah – disse o menino. Pareceu refletir a respeito. – Eu não quero ser adulto –  declarou por fim.  – Por que não? – Porque os adultos sempre dizem que as coisas são complicadas – respondeu Jonah. – Às vezes são mesmo. -Você ainda gosta da Sarah? – Gosto, sim – respondeu Miles. – E ela gosta de você? – Acho que sim. – Então o que tem de complicado?”

“Ele é um daqueles homens raros que quando ama, ama com todo o coração.”

“A ânsia de observá-los ficava saciada e era substituída pela culpa e nessas noites eu me desprezava. Rezava implorando perdão e chegava a pensar em me matar.
Eu, que antes era alguém que acalentava sonhos de provar meu valor ao mundo, agora detestava a pessoa em que havia me transformado.”

 
Onde adquirir o livro: Eu comprei o livro na Amazon por, R$25,57, mas as vezes ele aparece de promoção.

E aí, gostaram da resenha? Caso tenha gostado não percam a oportunidade de aprender com outros grandes romances. Clique aqui e veja outra resenha.

“Você já chegou até aqui, não vai sair sem dar um oi, né? Comentários são mais que bem vindos e nos deixam muito felizes! Gostou? Então se inscreva no nosso blog e não deixe de receber todas as novidades. Muito obrigada!!”

Fonte: Wikipédia, Amazon.

Um comentário sobre “Resenha: Livro “Uma curva na estrada” Nicholas Sparks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s