Da série: “Mulher macho, sim sinhô” – 1ª dica – Aprenda trocar pneu e nunca mais dependa de ninguém! Dica bônus: Sem sujar as mãos!

Olá pessoal,

Hoje vamos iniciar mais uma série para vocês!!!

Tempo de Leitura: 10 minutos

Imagine a seguinte situação:

Hoje é domingo e amanhã você sabe que tem uma prova muito importante no primeiro horário da faculdade. O que você faz? Você programa o despertador para tocar às 06:00 da manhã do dia seguinte. Contudo, você não resistiu à tentação e viu “só mais um” episódio da sua série favorita na Netflix, com isso, você foi dormir às 01:30 da manhã. Até aí tudo bem, mas e para acordar? Como faz? Não faz né!

O despertador é implacável e exatamente às 06:00 da manhã, ele não toca, berra! Você bate a mão nele e desliga aquele barulho insuportável.

Você acorda com o sol entrando pela janela e por uma fração de segundos, você reflete sobre toda a sua existência, sobre a Netflix, sobre o cobertor quentinho, sobre o alarme, sobre a prova que você não pode perder e promete a si mesmo que nunca mais assiste série até de madrugada e conclui o pensamento dizendo: Lascou!

Você se arruma, pega um pacote de Passatempo para ir comendo no caminho e entra no carro na esperança de não se atrasar para a prova, começa uma prece incessante para o tempo passar mais devagar durante o caminho, até que… o volante começa a puxar para a esquerda.. você vai para o acostamento e verifica que o pneu furou.. e agora? O que fazer? Só falta 22 min para a prova!

Alternativa A – (  ) Liga para o seguro e espera por 1 hora ou mais para o atendente chegar para trocar.

Alternativa B – (   ) Larga o carro lá mesmo e vai correndo para faculdade, pois são apenas 2km.

Alternativa C – (    ) Senta e chora.

Alternativa D – (  ) Liga para o pai/irmão/namorado/cunhado/avô ou pára qualquer pessoa que está na rua e pede para te ajudar.

Alternativa E – ( X ) Arregaça as mangas e troca por conta própria porque você é uma mulher independente.

dieta-funciona-o-que-fazer-para-funcionar

Em muitos casos, você poderia se valer do seguro para realizar a troca do pneu, mas infelizmente, sabemos que demora bastante e ninguém gosta de ficar esperando, ainda mais quando temos um compromisso. Você também poderia ligar para alguém vir ajudar, maaaaaas que tal você mesma trocar? Não necessariamente porque você vai aprender uma coisa, que toda vez terá que fazer. É melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber. Por isso, essa série “Mulher macho, sim sinhô” vem para acabar de vez com o preconceito e mostrar que a mulher tem mais força do que ela imagina ter e que nem tudo é difícil e complicado, como os homens demonstram ser.

Vamos a parte prática:

1 – Seu pneu furou? Ok! Encoste o carro, ligue o pisca-alerta e pegue o triangulo que fica, normalmente, dentro de uma saquinho branco, dentro do porta malas, talvez embaixo do estepe ou ao lado dele, e coloque atrás do carro, para sinalizar que você está com problemas. Vai que aparece uma boa alma e faz o serviço para você. =D

triangulo-de-sinalizacao

Muitas vezes, ele vem com um suporte embaixo para ficar em pé, ou um suporte atrás, veja qual o seu carro tem! IMPORTANTE: O triângulo deve ficar a cerca de 30 metros do carro, por questão de segurança.

2 – O segundo passo é verificar o pneu, você consegue ver o furo? Se não, ótimo, se sim, talvez seu pneu não tenha remendo, só outro. Furos na lateral do pneu normalmente não dão remendo.

Pneu Rasgado Aro 17

Esse tipo não dá remendo, tem que comprar outro pneu.

3 – Tire o estepe para fora do carro desrosqueando uma porca que tem no meio do estepe, é bem fácil. Agora, se seu estepe for embaixo do carro, infelizmente, você vai ter que ajoelhar e puxar a trava que segura o pneu embaixo do carro. Sorte de quem tem SUV, que o pneu, às vezes, fica do lado de fora do carro, e nem precisa abaixar.

4 – Tirando fora o pneu, localize a chave de roda e o macaco.

 

 

macaco-sanfona-universal-capacidade-1200-kg-14204-MLB3754674230_012013-F

Exemplo de Macaco

5 – Você deve pegar a chave de roda e afrouxar os parafusos, antes mesmo de colocar o macaco no carro, porque senão, no alto, a roda vai girar em falso. Então, pegue a chave de roda e comece a rosquear no SENTIDO HORÁRIO! Não gira? Acha que não tem força? Faz o  seguinte, vamos utilizar as aulas de física do ensino médio. Lembra das aulas de Mecânica, Força, Resistência e Trabalho? Isso, aquelas mesmo que você nunca pensou que iria usar, agora vai usar. Pegue a chave de roda, encaixe na porca e suba na extremidade contrária da porca e comece a fazer força para baixo, mesmo que você tenha 50kg, você conseguirá fazer a rosca se movimentar, daí é só continuar na mão, ou continuar pulando até afrouxar mais. Com essa técnica, serão poucos casos que você não conseguir desenroscar, pois a força contrária é muito grande.

6 – Conseguiu afrouxar os 4 ou 5 parafusos? ok! Não os retire, apenas afrouxe a ponto de tirar com a mão.

7 – Encontre a posição de encaixar o macaco na lateral do carro, normalmente fica perto dos pneus, marcados.

Como-colocar-o-macaco-no-Peugeot

8 – Encontrou o lugar? Encaixe a chave de roda no macaco, no buraco específico e comece a girar, até o carro começar a subir.

kit-macaco-chave-roda-gol-saveiro-parati-g2-g3-g4-g5-g6-14358-MLB3046241576_082012-F

Esse parte não é difícil, mas é chata.

9 – Com o carro já no ar, remova os parafusos, retire a roda e coloque o estepe. Rosqueie os parafusos na mão mesmo, pois assim que estiver em contato com o solo, você vai apertar na chave.

10 – Faça o processo inverso com o macaco e desça o carro. Agora, ao invés de girar a chave no sentido horário, você vai rodar no sentido ANTI-HORÁRIO. Faça força o máximo que der e depois, suba novamente na chave de roda e faça força para baixo.

11 – Guarde tudo no porta malas e siga sua viagem, depois se preocupe em levar o pneu ao borracheiro para remendar.

Esse é o procedimento padrão para a troca de pneus, mas agora segue uma dica especial para as mulheres do blog! Você não precisa de todo esse trabalho pesado se você tiver no carro um Kit Reparador instantâneo de Pneus. Esse kit nada mais é do que uma lata que você conecta ao bico do pneu, ele veda e enche os pneus furados de carros e motos, sem danificá-los e sem alterar o seu balanceamento. O modelo da Luxcar é encontrado na maioria dos supermercados e custa em média 40 reais. O produto realmente funciona e é uma “mão na roda”. Em menos de 5min, você já pode seguir viagem, sem esforçar, sem se sujar e sem esperar por ninguém.

maxresdefault

Link youtube: https://www.youtube.com/watch?v=RGfiWy3VVXU

Tem vários modelos a venda no mercado, apenas tenha certeza de ter um dentro do carro! Acredite, você vai me agradecer por essa dica e, caso tenha esquecido de comprar, agora você já sabe trocar seu pneu.

Mas é claro, é um procedimento apenas temporário, você precisará ir à borracheiro em algum momento para consertar o furo no pneu, mas pelo menos, você não vai perder a prova, não é mesmo?

Até a próxima!

Colunista: JR

 

 

Um comentário sobre “Da série: “Mulher macho, sim sinhô” – 1ª dica – Aprenda trocar pneu e nunca mais dependa de ninguém! Dica bônus: Sem sujar as mãos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s