TESTE de 30 dias – Iphone x Android – Como um usuário de Android se sai com o Iphone?

Olá pessoal!!

Hoje aqui no blog vamos ter um conteúdo diferenciado.

Artigo do “Boy” diretamente para vocês!!

Espero que gostem. E se gostarem, podemos fazer novamente!!

TESTE de 30 dias – Iphone x Android – Como um usuário de Android se sai com o Iphone?

Teste realizado de 30/07/16 a 30/08/2016

Bem, antes de mais nada, meu nome é José Rafael e eu sou um fã de Androids. O teste de hoje será bem difícil para uma pessoa como eu, amante da plataforma livre: 30 dias com um Iphone 5S. Lembrando que eu tenho um Moto X Force, mas que, devido alguns travamentos, resolvi testar o “tão poderoso sistema IOS que não trava nunca”. Vamos ver como ele se comporta e como eu, alguém que nunca teve nenhum contato com um iphone, se vira em 30 dias de imersão completa.

1

2

Antes de ligar, impressões externas

– Qualidade dos fones de ouvidos, bastante semelhantes, mas daria vantagem para o da Motorola por ser customizados e mais bonito. Contudo, a caixinha que vem no iphone é de ótima qualidade e o do Motorola vem em um saquinho convencional que vem em qualquer celular de 400 reais.34

– Quanto à chavinha para retirar o chip SIM, nota-se um claro cuidado da Motorola para trazer um produto bonito e sofisticado para o cliente, em contrapartida, a chavinha do iphone parece ter sido feita às pressas e não deu tempo de fazer algo bem feito. Muitos podem dizer que é preciosismo, mas são os pequenos detalhes que transmitem sofisticação de transparência do cuidado da empresa com o cliente.

5

– Qualidade de construção premium, superior ao android, mesmo sendo o Moto X Force com traseira de nylon balístico, o iphone é bem melhor construído e é o que da mais prazer visual e ao toque

screenshot_1

– Ausência de flash frontal no iphone

– O botão de liga e desliga em cima é meio diferente para quem vem do android, assim como os botões de volume do lado esquerdo.

– A maior diferença até o momento é o carregador, lembrando que ainda não liguei o aparelho. O carregador TurboCharger da Motorola é incrível, eu só preciso deixar alguns minutos na tomada e ele já carrega MUUUUITO! É espetacular, bateria palmas em pé, para o desenvolvedor do carregador e da tecnologia especial no celular que o permite ser carregado tão rápido. Comparando os dois carregadores, o da Motorola tem:

Entrada 110/220v – 50/60Hz 0,7A

Saída STANDARD 5V: 2,85 A

Saída Turbo 1 9V: 2,85A

Saída Turbo 2 12V:  2,15A

Já o do Iphone:

Entrada 110/220v – 50/60Hz 0,15ª

Ou seja, o que o da Motorola faz em minutos, o da Apple faz em horas.

7

30/07 – 1º Dia

– Questão de segurança no iphone é impressionante. Com o TouchID você usa o celular com mais segurança, mas chega a ser chato, cadastrar digital, criar perguntas de segurança e tudo mais.

– Pode ter sido a maior “cagada” do mundo, mas quando estava na tela Termos e Condições, ele travou naquela tela e tive que desligar e ligar, só assim, funcionou.

– Não sei se é inabilidade minha, mas parece o que assistente da Motorola é mais esperto que a Siri. Ela não respondeu aos comandos de primeiro, já o “Ok, google now, sempre responde de primeira”.

– Primeira dificuldade: Colocar os contatos no iphone. Como meu celular tinha os contatos sincronizados no Gmail, nunca precisava mexer com os contatos, sempre estavam lá disponíveis. Vou ter que salvar no SIM os contatos para tê-los no iphone.

– Itunes: Instalação chata e demorada, e ainda deu problema. Service ‘Apple Mobile Device’ (Apple Mobile Device) failed to start.  Verify that you have sufficient privileges to start system services. SOLUÇÃO: Cliquei com botão direito no arquivo, Solucionar problemas de compatibilidade, o Programa pede mais permissões (ou algo assim) e Iniciar Programa, aí deu.

Meio chato de colocar as músicas, pois trata cada música individualmente e não por pasta.

Não consegui por um vídeo em mp4 que tinha aqui.

31/07 – 2º Dia – Instalação de aplicativos

– Colocar a senha em todos os aplicativos é um saco, se não colocar para pedir só a cada 15min fica impossível

– Sinto falta do ícone na tela, sem ter q desbloquear, sinto que com o tempo, o botão principal pode se estragar.

– Não tem como silenciar o barulho da câmera, só colocando o celular no silencioso.

– O aplicativo do Itaú ficou muito legal com o TouchID.

– Agora a noite descobri algo fenomenal, um botão virtual que pode ser ativado na aba Acessibilidade que substitui os botões físicos. Estou/estava receoso que apertando muito o botão de Início, ela possa estragar ou “afrouxar” com o passar do tempo.

01/08 – 3º Dia

– Continuo sentindo falta de uma forma mais fácil de verificar as mensagens, sem desbloquear a tela, irei procurar algum ajuste ou aplicativo que faça isso.

– Consegui faz o flash do celular piscar, já que não tem opção de LED.

– 17:25: Eureka! Consegui colocar o vídeo no itunes, ele vai para a aba Vídeos Caseiros. Baixo em mp4 do youtube e já coloco direto. Foi desafiador, pois nas minhas configurações, ele n sincronizava automaticamente, tive que entrar manualmente e sincronizar, e consegui depois de muito esforço.

02/08 – 4º Dia

– Definitivamente o Whatsapp n foi feito para usar no iphone, no android é MUITÍSSIMO melhor, a usabilidade, a facilidade pra excluir conversa, conversar no privado sem ter que adicionar, essa parte está reprovada!

– Assistir vídeos nessa tela de 4 polegadas é impraticável,  4 é muito pouco, talvez o iphone 6 e 6s com a tela de 4,7 seja o ideal, já que a tela dos modelos PLUS como 5,5, considero muito grande, principalmente para mim que sou homem e não tenho bolsa para por ele dentro.

03/08 – Esse modo Night Shift é sensacional. Resumindo, o Night Shift é um período do dia, normalmente a noite, mas pode ser alterado para qualquer horário, que a tela fica meio amarelada, diminui bastante o brilho da tela, e fica muito agradável aos olhos. Isso se torna essencial para quem gosta de mexer no celular minutos antes de dormir. Eu sentia um grande problema no Moto X Force, pois o brilho era intenso, mesmo no mínimo, agora com o Night Shift consigo mexer a noite, com a luz apagada, sem problemas.

04/08 – Hoje fiz uma pequena viagem de carro com duração de 4 horas, com o GPS ligado. Eu sai de casa, acessei a rota wia wifi, e coloquei em modo avião, sai de casa com 93% de bateria e cheguei ao destino com 47%. Na volta, fiz da mesma forma, agora com a 3G ligada sempre, o gasto foi bem parecido, infelizmente não sei os valores certinhos, mas gastou uns 50% da bateria também, isso mostra que em modo avião ou n, o GPS consegue muita bateria. Seria uma injustiça comparar com a enorme bateria do Moto X Force (3760 mAh vs 1570 mAh), mas me parece que o GPS nos androids consome menos, impressão que tenho por experiência de anos com android.

05/08 – O alto falante do Iphone 5s é um “miserê”. O som é bem ruimzinho, bem diferente de qualquer smartphone top da atualidade.

06/08 – Apesar da Apple não contar com o dispositivo, Turbo Charger, o carregador consegue carregar bem rápido, talvez porque a bateria seja pequena, mas eu pensava que demoraria bem mais.

07/08 – Peguei a Apoliana ontem, muito indignada porque não conseguia enviar um arquivo do iphone para o android via bluetooth, como eu já sabia dessa limitação, eu só ri. Rsrs

09/08 – Quando você exclui fotos e vídeos, ele fica na pasta APAGADOS, isso pode ser bom ou ruim, dependendo do caso.

10/08 – Então minha preguiça do iPhone tbm é a enrola pra carregar a foto quando vc vai mandar no whats.  Pq vc não pode mudar de tela enquanto não carrega.

11/08 – Volto a reclamar do alto falante, muito baixo e pra dentro.

12/08 – Incrível esse sistema IOS, cada dia que passa me surpreende mais, sem engasgos, sem frescuras, sem travamentos, nota 10. Tem como colocar um desses no android? Risos

13/08 – Poxa, hoje é meu aniversário, vou falar nada não. Risos

14/08 – Hj precisei pegar as fotos do celular. Conectei aqui no PC no Windows 7 e ele reconheceu como câmera, foi só entrar e pegar a foto, foi muito bom não precisar do itunes.

15/08 – Estou na dúvida qual nuvem assinar, Dropbox, Google Drive ou Icloud. Uso o Drive desde sempre, sempre me agradou. Tenho o Dropbox, mas quase não uso, vou comparar os 3 e até o fim desse comparativo, digo qual escolherei

16/08 – Cada dia que tento por algo no iphone é uma dor de cabeça. Itunes não é muito prático, qnd vc adiciona musica à biblioteca são colocadas as músicas td solto, n fica por pasta. Muito ruim isso. Tentar usar a nuvem para ver se melhora.

17/08 – Hoje descobri uma falha q considero gravíssima. Quando desligo a tela, a wifi some, dessa forma, n consigo acessar o whatsapp web, vou procurar uma forma de resolver isso. Já vinha sofrendo com isso há dias e só hj descobri em um fórum.

18/08 – Não achei como resolver o problema da wifi ainda, meu deus. Se desligar a tela, em alguns segundos, entra em stand by e desliga a wifi, acaba usando mais a 3g.

19/08 – Infelizmente parece que esse problema não tem solução. A apple colocou isso para economizar bateria e com isso, gerou toda esse problema. Depois de procurar muito em blogs e sites, descobri que não tem solução, a não ser que eu desbloqueie o Iphone, tem uma solução na loja Cydia, um app chamado Keep Awake que resolveria o problema, mas como não é o meu caso, a melhor solução foi desligar a 3G qnd precisar que a wifi fique sempre ativo, dessa forma, melhorou bastante o problema, mas não solucionou por completo, fazer o que? Ponto negativo para o IOS.

20/08 – Não tem jeito, agora sempre desligo a 3G aqui no trabalho.  Foi a solução mesmo.  Mas hoje quero falar da utilização do aparelho com relação às ferramentes Word e Excel. Eu tinha planilhas aqui no Drive e na hora de abrir no celular, elas ficaram todas desconfiguradas, não achei legal isso. Assim, ou eu faço a planilha direto no celular pelo Excel de lá ou uso o aplicativo apple pra isso, o Numbers.  Ainda não tive oportunidade de testar o Numbers, mas como todo usuário recém chegado a uma aparelho novo, tem certo receio de testar o novidade.

21/08 – Pessoal, comprei o cabo de 2 metros para carregar a o celular a distância, puuuuuta investimento, mexer no celular com ele carregando da tomada que fica longe, não tem preço.

22/08 – Alguns aplicativos, dão os primeiros sinais de lentidão, coisa imperceptível para os olhos dos humanos comuns, mas para nós, amantes da tecnologia, já dá para ver q em alguns apps está 5% mais lento. Mas nada que estrague a beleza do sistema, que até agora só tenho elogios.

23/08 – No iphone descobri que tem uma função nativa que bloqueia números desconhecidos. Não sei se acontece com vocês, mas recebo muitas ligações de DDD’s desconhecidos que ligam e cai a ligação ou oferecendo algum serviço, agora posso bloquear e não me preocupar mais, não lembro do android fazer isso, sem ajuda de um app. Só ir em CHAMADA, RECENTES clica no “i” da ligação, e clicar em BLOQUEAR CHAMADOR. Pronto, fácil e rápido.

24/08 – Tem uma coisa que achei ridículo no iphone. As fotos do whatsapp vão direto para o app “Fotos”, até ai tudo bem, porque no Android também vai para a Galeria, mas na hora de excluir somente as fotos recebidas no whatsapp, você tem que escolher uma a uma, pois elas se misturam com as fotos tiradas pelo usuário. Não existe uma pasta “Whatsapp” que você vai lá e apaga tudo de uma vez, nem no próprio Whatsapp existe essa opção. Esse erro é gravíssimo, para mim um dos piores, porque como todos os dias recebemos várias fotos no whatsapp, muitas dessas fotos são inúteis e ficam se acumulando na pasta Fotos, e depois, ou você apaga toda a pasta ou fica selecionando uma a uma o que vai ficar.. Que feio em IOS?!?! No Android é muito mais inteligente, separa arquivos por app e você pode excluir tudo de uma vez.

25/08 – É incrível como existe acessórios para o mundo Apple, muitas capinhas, carregadores, fones.. no mundo android é mais limitado ao básico. Ponto para meninas que gostam de capinhas bonitinhas.

26/08 – Acabei de decidir com qual serviço de compartilhamento na nuvem eu quero trabalhar, com o Dropbox. Dentre o iCloud, Google Drive e Dropbox, esse último é o que melhor atende as expectativas do usuário, já que como o foco da empresa é compartilhamento na nuvem, eles trabalham diariamente para o aprimoramento do produto, já nos outros, são empresas “multitarefas”. O Dropbox tem uma melhor interface, uma melhor usabilidade e é mais fácil de trabalhar que os outros dois, essa é minha opção, você concorda?

27/08 – O novo iphone 7, agora vem com um botão virtual, o que é uma ótima solução para esse botão físico do 5S, que tenho muito medo de estragar.

28/08 – Apple Store ou Play Store? A diferença das lojas virtuais é imensa, a Apple Store é MUITO maior e melhor que a Play Store, encontrei muita coisa legal na Apple Store, muita coisa que não tem para Android, só tem um probleminha, pros hackers de plantão, não tem como baixar app pirata. =P

29/08 – Só complementando algo que não disse ontem, na Apple store, você precisa de uma cartão internacional pois os apps são todos em dólar. Ponto Negativo para Apple.  Ahhhhh.. Comprei um app hoje. rs

30/08 – Um mês depois, a bateria do Iphone 5S está durando pouco e ou bem pouco. Se não mexer em nada, dura até bastante, mas se mexer… lembre de levar o carregador.

Conclusão:

Chega ao fim de 30 dias de teste do Iphone por um usuário de Android. O que posso tirar disso tudo?

1 – Voltaria a ter um android?

Resp: Sim, com certeza. A plataforma livre é minha paixão, ter liberdade de fazer o que quiser, sem precisar de programas ou aplicativos. Por outro lado, o sistema fluido, o design belíssimo, o reconhecimento de digital, que até então não tinha usado, ter a certeza que o celular não vai travar ou vai travar pouco, são coisas que eu valorizo bastante. Dessa forma, eu teria sim, um outro iphone, mas se tivesse a oportunidade de pegar um android top, pegaria também com certeza. Para não ficar em cima do muro, diria que estou mais inclinado para o mundo Apple agora, mas quem sabe se os próximos Androids não poderão me surpreender?  Quem sabe eu não compro o Iphone 7, ano que vem, que agora vem sem as entradas de fone de ouvido, que achei particularmente horrível, mas isso é assunto para outro teste…

2 – Qual loja é melhor Apple Store ou Play Store?

Resp: Apple Store. Maior variedade de aplicativos e segurança de dados

3 – Qual nuvem escolher?

Resp: Escolhi o Dropbox, segundo o melhor custo benefício.

Então, até a próxima galera!!

Espero ter ajudado um pouco aos indecisos.

Vlw.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s